quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PARCERIA ENTRE COORDENAÇÃO DST/AIDS/SESA E COMUNIDADES DE TERREIRO IRÁ IMPLANTAR AÇÕES EM COMBATE ÀS DOENÇAS

A coordenação de DST/AIDS/SESA reuniu-se no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) com representantes da Rede Puxirão de Povos Tradicionais para apresentar proposta de ação conjunta na prevenção de DST/AIDS dentro das comunidades tradicionais do Paraná.

O Ogan Romulo Barroso explica que o motivo do projeto foi baseado no sucesso da parceria feita com o Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana. Há dois anos discute a prática de prevenção dentro dos terreiros apoiada pela coordenação de DST/AIDS.

Segundo o Ogan, a proposta prevê um encontro de formação de multiplicadores de cada segmento de povos tradicionais. E ainda planejamento de ações efetivas dentro de cada comunidade, respeitando as diferenças étnicas e culturais “Desta forma construiremos modelos personalizados de metodologias de prevenção para as doenças”, conta.

Durante o encontro foi destacado que cada povo ou comunidade sairá do encontro com um kit de prevenção e um projeto desenvolvido para cada realidade, bem como, apoio técnico e financeiro da SESA no desenvolvimento dos projetos  “Desta forma, será garantido o resultado esperado que é a prevenção efetiva dentro de outras realidades sócio culturais” diz .

Foi formado um grupo de trabalho para escrever o projeto da proposta. Dentre os responsáveis estão técnicos do SESA, Rômulo, representante dos povos de terreiro, Amatino, representante Faixinalense, os índios Jovina e Marcio “Este projeto será apresentado na reunião da rede puxirão, que ocorrerá em 29 de fevereiro em Gaurapuava, para escutar as comunidades envolvidas e coletar melhorias ou sugestões”, diz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário